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segunda-feira, 10 de setembro de 2012

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA DEFICIENTE VISUAL

 

RECURSOS TÁTEIS

Maquetes e objetos, além de poderem ser vistos, podem ser tocados e manipulados.

RECURSOS DE ÁUDIO

Tanto os arquivos portáteis de áudio, quanto o livro falado elaborado para utilização junto a alunos com deficiência visual são chamados recursos instrucionais.
Os recursos multimeios de áudio são chamados multimeios auditivos; podem ser: rádio, disco, cd, fita magnética, computador, entre outros recursos. Livros falados são multimeios auditivos utilizados como recurso didático para alunos portadores de deficiência visual. No Brasil, a maioria dos livros existentes é de literatura.

Takahashi (2000, p. 45) afirma que
inclusão social pressupõe formação para a cidadania, o que significa que as tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas também para a democratização dos processos sociais, para fomentar a transparência de políticas e ações de governo e para incentivar a mobilização dos cidadãos e sua participação ativa nas instâncias cabíveis.
Hoje é possível, para uma pessoa com deficiência visual, navegar pela internet, usufruindo de vários recursos que ela oferece, como chats, jornais e revistas. Há sites que possuem versões para deficientes, como o www.amazon.com/access, uma adaptação da livraria virtual. O www.dicionariolibras.com.br é outro exemplo. Nele os deficientes auditivos, especialmente as crianças, podem aprender a linguagem de sinais, denominada Libras.
Um dos programas mais conhecidos para portadores de deficiências visuais é o Dosvox. Consiste de um sistema para computadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz; ele viabiliza o uso de computadores para o portador de necessidades visuais, que passa a ter independência no estudo e no trabalho.
Os deficientes visuais também participam como programadores na equipe de desenvolvimento. O site do NCE/UFRJ (http://caec.nce.ufrj.br/~dosvox) disponibiliza uma versão light do Dosvox para Windows. Entre as atividades que podem ser executadas pelo sistema estão:
  • Edição de textos para impressão Braille;
  • Leitura e audição de textos;
  • Utilização de calculadora, agenda, entre outros instrumentos;
  • Jogos.
A comunicação entre o usuário e o sistema é realizada através de um sintetizador de baixo custo. O sistema foi criado a partir do trabalho de um estudante de informática cego que desenvolveu o editor de textos do sistema.
O sucesso do projeto
deve-se principalmente a:
  • baixo custo do sistema;
  • tecnologia simples de produção;
  • sistema fala e escreve em português.

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0265.html

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