Love Text Live - http://www.lovetextlive.com

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Programação do Dia Nacional do Surdo


O Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas do Campus Bom Jesus realizou, no dia 26 de setembro, programação especial pelo Dia Nacional do Surdo.
Programação do Dia Nacional do Surdo
O evento contou com a participação de profissionais e alunos com deficiência auditiva da APAE de Bom Jesus, intérpretes e tradutores de libras, alunos, professores e servidores do campus Bom Jesus. Pela manhã, os alunos do 1º ano do curso técnico de informática fizeram a apresentação do Hino Nacional Brasileiro e da música “Não precisa mudar”, na linguagem de sinais.
A programação prosseguiu na parte da tarde, com a mesa redonda “Conversando sobre a surdez”, organizada pela servidora Márcia Hipólito e mediada pelas pedagogas Saionara Rosa e Valéria Júlio. Em seguida, houve a apresentação da esquete “Inclusão Social na Escola” e de um vídeo de sensibilização feito com os alunos surdos Paulo Otávio Souza e Hervelane Mendes, que estão incluídos no campus Bom Jesus.
O depoimento de Paulo Otávio emocionou os participantes do evento. “Na escola em que eu estudava, ficava muito sozinho e ninguém me ajudava. Vim para o Campus Bom Jesus e encontrei pessoas que me ajudam sempre. Consegui evoluir e estou muito feliz”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Bom Jesus, Saionara Rosa, falou que a crença de que o surdo vive isolado, em função de sua deficiência não é verdadeira. “Eles são tão capazes de aprender quanto qualquer pessoa que não possua a deficiência. Estamos muito felizes e orgulhosos por ter alunos surdos incluídos em nossos cursos, e desempenhando bem suas atividades em sala de aula”, afirma Saionara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário