Love Text Live - http://www.lovetextlive.com

terça-feira, 17 de julho de 2012

Projeto da Oficina de Libras- Período de Maio a Julho/2012


OFICINA DE LIBRAS PARA ALUNOS E SERVIDORES DO
INST. FEDERAL FLUMINENSE - CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

O IFFluminense- Campus Bom Jesus do Itabapoana, como Instituição Federal de Educação Tecnológica, tem como função social a promoção do ser humano, traduzida na democratização do acesso, na permanente busca da qualidade da educação pública e no desenvolvimento científico-tecnológico como vetor de atendimento a demandas sociais, estendendo benefícios à comunidade mediante cursos e serviços.
Considerando este processo como uma ação coletiva que promove o enfrentamento das diferentes situações, que implica a tarefa de educar a todos, o NAPNEE pretende levar o aluno com necessidade educacional específica a sentir a relação de pertencer, de fato, à escola e a comunidade, a participar ativamente de todo este processo, modificando o espaço escolar, com a criação de novas lógicas no contexto escolar e nas relações educativas como um todo.
Pretende desenvolver ações voltadas para alunos, servidores e comunidade em geral, visando expandir conhecimentos acerca da educação inclusiva, articulando ações e iniciativas de divulgação, conscientização e sensibilização bem como estimular a reflexão crítica sobre a inclusão, contribuindo na preparação dos diferentes setores da instituição e da comunidade para trabalhar com a realidade da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais específicas. Para alcançar seus objetivos, o NAPNEE do Campus Bom Jesus do Itabapoana planejou oficinas para serem desenvolvidas durante o decorrer do ano letivo em virtude de termos recebido em nosso campus alunos portadores de necessidades educacionais específicas.
Contamos com o apoio dos servidores envolvidos no Projeto de Extensão Aprendendo uma nova língua através dos sinais” onde uma das propostas do projeto, é a execução da oficina de libras, daí a nossa parceria. Juntos iremos elaborar e preparar os materiais para aplicação da mesma.
A Oficina de LIBRAS desenvolve estratégias iniciais para a comunicação com a pessoa surda, utilizando-se do alfabeto e dos vocábulos básicos da linguagem de sinais.
Este treinamento destina-se aos profissionais que mantêm relacionamento com o DA e também aos profissionais ligados ao atendimento deste usuário.
Objetivo: Apresentar a língua de sinais brasileira - LIBRAS, bem como indicar as estratégias iniciais de comunicação com a pessoa DA.
Conteúdo Programático:
  • Conceito de Libras;
  • Surgimento e metodologia de ensino e aprendizagem;
  • Educação de pessoas surdas: identidade e cultura surda;
  • Classificadores – prática;
  • Sinais e Alfabeto Manual;
  • Estratégias iniciais de comunicação com a pessoa surda.
Metodologia: aula expositiva e prática em LIBRAS.
Público: Docentes e alunos do IFFLUMINENSE - Campus Bom Jesus
Dias da semana:     04 de maio- 6ªfeira – 13h às 14h30min
                               08 de maio- 3ª feira- 15h às 16h30min

Local: Auditório do Campus
Carga horária: 1h30min semanal
Duração da oficina: 8 semanas
Instrutor (es): Intérprete de LIBRAS: Fabiana Ferreira de Oliveira Bezerra e Vivian Mery de Souza
Colaboradores: Letícia Ribeiro de Souza Gomes, Pedro Henrique Souza Costa e Paulo Otávio Souza Costa
Orientador (es): Saionara Rosa da Cruz,Valéria dos Santos Júlio, Márcia Ribeiro S Hipólito de Almeida, Adriano da Costa Silva e Daniel Coelho Ferreira.
Bolsistas: Mery Greice Alves de Moraes, Thiago Rezende Lima do Carmo, Flávia Motta Gomes Moraes e Everaldo Teixeira Borges Junior.
Capacidade: 20 pessoas por turma
Contato:
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE-CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
Avenida Dário Vieira Borges, N.º 5 – Bairro Parque Trevo
Tel.: (22) 3833-9850  Ramal 4209 / Fax: (22) 3833-9850
CEP: 28.360-000 – Bom Jesus do Itabapoana - RJ
E-mail: napnebj@gmail.com
Bom Jesus do Itabapoana 12 de abril de 2012.

Saionara Rosa da Cruz
Coord. do NAPNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário