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terça-feira, 17 de julho de 2012

O QUE SÃO NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS?

   São necessidades relacionadas aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. Esses alunos não são, necessariamente, portadores de deficiências, mas são aqueles que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.

     De acordo com a Declaração de Salamanca: “... durante os últimos 15 ou 20 anos, tem se tornado claro que o conceito de necessidades educacionais especiais teve que ser ampliado para incluir todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola seja por que motivo for. [...] 

   Desta maneira, o conceito de "necessidades educacionais específicas" passará a incluir, além das crianças com deficiências, aquelas que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estejam repetindo continuamente os anos escolares, as que sejam forçadas a trabalhar, as que vivem nas ruas, as que moram distantes de quaisquer escolas, as que vivem em condições de extrema pobreza ou que sejam desnutridas, as que sejam vítimas de guerra ou conflitos armados, as que sofrem de abusos contínuos físicos, emocionais e sexuais, ou as que simplesmente estão fora da escola, por qualquer motivo que seja.”

    Podemos definir Necessidades Educacionais Específicas, a existência de qualquer tipo de variável interna ou externa que possa interferir no aprendizado do aluno.

  Nessa perspectiva, define-se como aluno com necessidades educacionais específicas àquele que “requer recursos educacionais específicos, por apresentar necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares”.

4 comentários:

  1. Qual autor ou legislação que registra a nomenclatura necessidades educacionais especificas???

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  2. Tem algum teórico que possa me indicar, onde aborda essa nomenclatura: necessidades educacionais específicas. Algum autor que usa com frequência e que justifica a sua utilização?

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  3. A Declaração de Salamanca cunha este termo. "No contexto desta Estrutura, o termo "necessidades educacionais especiais" refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Muitas crianças experimentam dificuldades de aprendizagem e portanto possuem necessidades educacionais especiais em algum ponto durante a sua escolarização."

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  4. PERCEBER NECESSIDADES ESPECIFICAS DA CRIANÇA REMETE SOMENTE O OLHAR NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM OU TEM OUTROS INDICIOS DESSA NECESSIDADE//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

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