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terça-feira, 17 de julho de 2012

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA



O principal objetivo da Educação Inclusiva é a construção da escola que acolhe e agrega conhecimentos e valores morais, onde não existam mecanismos de discriminação que impeçam o acesso, a permanência e conclusão de todos os alunos.
Isto requer a ressignificação de concepções e práticas, onde todos os envolvidos neste processo passem a compreender a diferença em toda a sua complexidade, entendendo que as diferenças estão em cada um e em todos.
Da mesma forma, estabelece a transformação da realidade histórica de segregação escolar e social das pessoas com necessidades especiais, promovendo efetivamente a educação para todos. O movimento da Educação Inclusiva prevê a educação como um direito humano fundamental que objetiva uma sociedade mais justa.
O Núcleo de Atendimento aos Portadores com Necessidades  Específicas está em consonância com o fortalecimento das políticas de inclusão educacional estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto Nº. 6571/2008 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado.
No entanto, mais do que um objetivo das políticas públicas, este movimento deve ser objeto de reflexão e de transformação das atitudes por parte de todos os envolvidos. A inclusão deve ser alvo de discussões muito além da esfera governamental, pois deve alcançar toda a sociedade e suas redes.

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