O principal objetivo da Educação
Inclusiva é a construção da escola que acolhe e agrega conhecimentos e valores
morais, onde não existam mecanismos de discriminação que impeçam o acesso, a
permanência e conclusão de todos os alunos.
Isto requer a ressignificação de
concepções e práticas, onde todos os envolvidos neste processo passem a
compreender a diferença em toda a sua complexidade, entendendo que as
diferenças estão em cada um e em todos.
Da mesma forma, estabelece a transformação
da realidade histórica de segregação escolar e social das pessoas com
necessidades especiais, promovendo efetivamente a educação para todos. O
movimento da Educação Inclusiva prevê a educação como um direito humano
fundamental que objetiva uma sociedade mais justa.
O Núcleo de Atendimento aos Portadores com Necessidades Específicas
está em consonância com o fortalecimento das políticas de inclusão educacional
estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, na Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto
Nº. 6571/2008 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado.
No entanto, mais do que um objetivo das políticas públicas, este
movimento deve ser objeto de
reflexão e de transformação das atitudes por parte de todos os envolvidos. A inclusão
deve ser alvo de discussões muito além da esfera governamental, pois deve
alcançar toda a sociedade e suas redes.
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