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segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DEFICIÊNCIA VISUAL

RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE DEFICIENTES VISUAIS

Máquina Braille

A máquina Braille é utilizada para transcrever textos para o Braille, podendo ser utilizadas por videntes que conheçam o método ou por pessoas com deficiência visual.

Reglete e punção

A reglete, um dos recursos utilizados por alunos com deficiência visual, tem como função o aprendizado da escrita Braille. Na Figura 1, temos uma reglete confeccionada em madeira.
Para escrever, o papel é introduzido entre a prancha e a régua. Para escrever, o deficiente visual pressionava o papel com o punção, obtendo assim os pontos em relevo.As regletes de hoje em dia são uma variação do aparelho de Louis Braille, e ainda muito utilizadas pelas pessoas com deficiência visual. Elas apresentam modelos de mesa ou de bolso; consistem essencialmente de duas placas de metal ou plástico fixadas de modo a permitir a inserção de papel.

Livro didático adaptado

Para as pessoas que apresentam visão reduzida, os livros didáticos devem possuir: quantidade dosada de exercícios em cada página, desenhos objetivos, tamanho ampliado das letras e contraste entre as cores. Logo, quando se escolhe um livro para esse público, estes critérios devem ser observados.
No caso em que existe deficiência visual, os livros utilizados devem estar transcritos em Braille; deve-se ter cuidado para que o conteúdo, uma vez transcrito, não seja modificado ou deturpado.

O sorobã
Outro recurso utilizado no universo da deficiência visual é o sorobã ou ábaco, voltado para o ensino de Matemática. É um aparelho de cálculo de procedência japonesa, adaptado para o uso de deficientes visuais. Tem aceitação muito grande devido aos seguintes fatores:
  • as contas são realizadas com grande rapidez;
  • tem baixo custo
  • possui grande durabilidade.




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